1/6

Conheça Bombinhas

Bombinhas é um município com 39 belas praias
O município de Bombinhas

Bombinhas é um município localizado no litoral centro-norte de Santa Catarina. A cidade é uma península que avança para o Oceano Atlântico com apenas 35,923 km² e 19.769 habitantes (estimativa IBGE 2019). As principais atividades econômicas de Bombinhas são o turismo, a pesca artesanal e a maricultura (criação de mariscos e ostras), herança dos colonizadores dessa região, que foram povos indígenas, e mais tarde, açorianos. Atualmente o turismo é a base de sustentação econômica da cidade, sendo que o PIB Turístico é de 19,74%. Bombinhas é considerada um dos melhores destinos turísticos do país.

 

A praia de Bombinhas

É a praia que dá nome a cidade e que concentra grande quantidade de comércio e serviços. De águas tranquilas e cristalinas, é uma das praias mais procuradas e muito frequentada por famílias com crianças. Durante o verão possui estrutura de quiosques, aluguel de equipamentos como cadeiras, caiaques, pranchas, entre outros.

Uma das curiosidades dessa praia é que sua faixa de areia é composta por cristais de quartzo, que dão um tom incrivelmente branco, emoldurando o mar calmo e transparente com pequenas ondas, garantindo a alegria das crianças. Os mesmos cristais produzem um som característico sob os pés, semelhantes a estalidos, o que rendeu o nome à praia. Ela possui 1.227 metros de extensão.

 

Praia de Bombas

A Praia de Bombas dá as boas vindas aos visitantes de Bombinhas, pois é primeira praia a ser avistada ao chegar à cidade. Bombas também é uma das praias mais movimentadas e procuradas na alta temporada de verão e concentra grande quantidade de comércio e serviços. O nome Bombas deriva-se do fato do som produzido pelo bater de suas ondas. 

O mar de águas cristalinas é tranquilo na maior parte do tempo, mas exige atenção dos banhistas, principalmente próximo ao costão esquerdo, onde a formação de ondas em determinados dias permite a prática do surfe.

 

Parque Natural Municipal Costeira de Zimbros

A Área de Relevante Interesse Ecológico da Costeira de Zimbros foi criada pelo Decreto Municipal nº 418/2001 e incorporada ao Plano Diretor Municipal (Lei Complementar nº106/2009) como uma Zona da Unidade de Conservação da Área de Relevante Interesse Ecológico (ZUC ARIEC) e, foi recategorizada como Parque Natural Municipal, pelo Decreto nº 2113/2015. 

O Parque está localizado no bairro de Zimbros, tendo como vizinhos o mar e o município de Porto Belo.
Atualmente o Plano de Manejo do Parque está el elaboração, com entrega prevista para o mês de março de 2019.
O acesso à Costeira de Zimbros é feito a partir de uma trilha na Praia do Cantinho, em Zimbros. Somente pedestres e bicicletas podem utilizá-la. Na trilha não é permitida a circulação de quaisquer veículos motorizados. 
Também não são permitidos acampamentos, fazer fogueiras, presença de animais domésticos, além da coleta de mudas ou qualquer outro elemento do Parque. É importante salientar que a orientação é fazer a trilha sempre acompanhado por um condutor certificado e que conheça o local.

Atrativos Naturais - vegetação de Mata Atlântica e fauna associada, cursos d'água, lagoa, costões rochosos, manguezal, marismas, praias e a paisagem natural.

Praias da Costeira de Zimbros - quatro praias são as principais e que surgem ao logo da trilha: Cardoso, da Lagoa, Triste e Vermelha. Mas entre elas e em meio ao costão há outras praias, totalizando 10. Esta é a relação das praias e a extensão de cada uma, na ordem em que elas surgem na Costeira, a partir do início da trilha:

- Praia do Cardoso: 285,5m;
- Praia do Basílio – 40m;
- Praia da Lagoa (também conhecida como Deserta): 306m; 
- Praia do Casqueiro – 35m;
- Praia do Pasto – 20m;
- Praia do Lau / Hermínio – 40m;
- Praia Triste: 382m;
- Praia do Mauri – 25m;
- Praia da Santa – 37m
- Praia Vermelha: 618m.

Trilha da Costeira - início no final da estrada do Bairro de Zimbros. Apresenta grau de dificuldade de fácil a médio e um percurso de cerca de 4.500 metros com tempo de duração em torno de 3 a 5 horas apenas para ir até a Praia Vermelha. O caminho de retorno é o mesmo de ida.


Até a Praia da Lagoa, mantendo-se na trilha principal, o caminho é mais tranquilo. A partir dali, a mata está mais fechada e é importante ter bom preparo físico e utilizar os serviços de um guia ou condutor local.
Na Praia Triste também é possível fazer uma trilha adicional até a cachoeira e as piscinas naturais, porém não há sinalização de orientação e é imprescindível estar acompanhado por um condutor ou guia para visitá-la.

Mirantes - Ao longo da trilha há pontos onde é possível visualizar toda a Baia de Zimbros, Governador Celso Ramos e a foz do Rio Tijucas.

Fonte: https://turismo.bombinhas.sc.gov.br/

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube

Fale conosco.

Contato.

47 99201-5656 (whatsapp)
47 3393-4696 (fixo)
atendimento@viajebombinhas.com.br
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

© 2019. Viaje Bombinhas- Rua Tefé, n° 30 - Bairro Zimbros, Bombinhas / SC. CEP: 88215-000